quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NEM SEMPRE O QUE PARECE, É!


NEM SEMPRE O QUE PARECE, É!

DETERMINADOS

            Pensamentos deterministas tendem a atribuir ao meio o poder de moldar o caráter humano. Estrito e simplesmente. Veja algo mais sobre esse tipo de pensamento nos estudos literários “Naturalismo e Realismo” – caso interesse, leiam Cortiço de Aluísio de Azevedo. Nessa corrente é comum ouvir comentários como: o aluno não aprende porque é oriundo de uma camada pobre da sociedade. Mais forte nas últimas décadas do século XX, como denunciou a professora Maria Helena Souza Patto em “A produção do fracasso escolar”, ainda vemos reflexos desse tipo de pensamento em algumas instituições que desistem do aprendizado dos seus membros reduzindo a simples resposta de que a ele é impossível aprender.

É DO SANGUE
Mais difícil ainda é ouvir passivamente que determinado aluno possui determinada característica intelectual e/ou comportamental devido à genética. E resumem-se num “axioma bordão”: 70% são genéticas, o restante é cultural. Nesse ínterim reflito se estamos sendo reduzidos a animais instintivos.

QUESTÕES POLÊMICAS

Por mais que essas questões sejam polêmicas, apresentando defensores e opositores, não podemos, como humanos, aceitar a desistência pura e simplesmente. No campo educacional, todas as instituições (escola, família, governo, empresas, igrejas entre outras) têm como obrigação questionar certas “verdades”, senão corremos o risco de ser invadido novamente por ações excludentes e extremistas. Nossas pré-concepções são sempre perigosas quando percebidas apenas como concepções.

SOCIEDADE IGUALITÁRIA?
Sabemos que a sociedade não é homogênea, que as relações interpessoais são diferenciadas, não podemos aceitar comportamentos excludentes, baseados em simples suposições de que um indivíduo não tem e não terá determinada capacidade para relacionar-se e usufruir de todos os aparelhos sociais.

A VIDA É SIMPLES, SUA EXPLICAÇÃO, NÃO!

Dizer que um aluno, por exemplo, é indisciplinado, pois vem de uma família de criminosos ou que um indivíduo não aprende simplesmente porque foi gestado à base de álcool e droga é uma forma muito simplista e irrisória. É assinar a carta de desistência e abandonar a pessoa a “Deus-dará”. Como educador esse comportamento é lastimável. Como pessoa, inumano!

Valdir dos Santos Lopes
Psicopedagogo – clínico e institucional
Professor especialista em Língua Moderna da Prefeitura de Barbosa – SP
Graduando em Pedagogia pela UNESP/Univesp – polo Araçatuba –sp.

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